segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Aprendendo a perder - Gabriel 6a.C

O segundo concorrente na categoria "Crônica" é o Gabriel da 6a.C, que nos traz uma reflexão de como devemos superar nossas falhas e vencermos.


Aprendendo a Perder

      Num dia comum de aula, a professora passou uma atividade de grupo onde estabeleceu-se a seguinte tarefa: tínhamos que fazer uma competição entre o grupo número um e o grupo número dois. A professora fazia uma pergunta para os dois grupos, e o grupo que tivesse mais pessoas que levantassem a mão, responderia à pergunta. Caso respondesse certo, ganharia um ponto, e se errava perdia um ponto.
      Meu grupo era o número dois, com bastante dificuldades. Tímidos, não levantavam a mão. Foi aí que eu fiquei com raiva e me manifestei, falando para eles levantarem as mãos. Por isso que nosso time tinha bastantes dificuldades em responder às perguntas e, como previsto, nosso time perdeu. Fiquei bem nervoso, não falei com ninguém e fui para casa chorando.
     Quando cheguei, tinha disfarçado o choro e fui para o quarto bem rápido para ninguém me ver. Mas como minha mãe é bem sábia, percebeu que tinha acontecido alguma coisa, então ela foi para o meu quarto saber o que tinha acontecido.
      Perguntou se tinha acontecido algo. Respondi que perdi na competição da minha professora e tinha ficado com raiva, e que comecei a chorar quando estava indo para casa. Minha mãe então fez algumas perguntas. Na primeira, ela perguntou se o nosso grupo tivesse ganhado eu ficaria feliz ou triste. Respondi feliz. Depois, me fez outra pergunta. Se o outro time ia ficar triste ou feliz se perdesse. Respondi triste.
      Minha mãe bem sábia me disse que, mesmo perdendo, tem que sempre ir em frente sem parar, para nunca desistir, porque na vida se perde e se ganha - "tente melhorar para que você ganhe e jamais desista".
      Com a conversa da minha mãe, fiquei pensando que eu perdendo ia ficar triste, mas não, ia me esforçar mais e ia estudar para ganhar a próxima. Na revanche da competição da professora, eu estava confiante porque o meu grupo estudou muito e estava preparado para cada pergunta. Com isso, nosso time ganhou. O time rival estava triste e fui falar com eles para que entendessem que não deveriam desistir, Tem que seguir em frente e treinar mais para melhorar e ganhar, porque no final somos todos vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário